Voltar |
Realizada pelo Sebrae, a atuação do programa Cidade Empreendedora em Novo Horizonte do Sul, no ciclo 2021/2022, envolveu toda a sociedade, além de integrar a gestão pública e lideranças locais. Os resultados deste trabalho são transformações na economia e no empreendedorismo local, tanto no campo quanto na cidade.
Morando há 21 anos no local, Maria Cândida Zanovello e Gilberto Zanovello criavam gado leiteiro e tinham a prática como sua principal fonte de renda. Contudo, a reda obtida pela venda do leite era insuficiente para os gastos da família. Assim, com dedicação e o apoio do programa Cidade Empreendedora, o casal passou a cultivar hortifrútis, que acabaram se tornando o carro chefe nas vendas do Sítio São Fernando.
O Plano de Desenvolvimento Econômico de Novo Horizonte do Sul é composto por 22 ações voltadas para fortalecer a agricultura familiar, fazer com que a população compre mais do comércio local, aumentar a autoestima dos moradores, transformar desemprego em empreendedorismo, atrair novos empreendimentos e aumentar a arrecadação municipal.
Foi realizado em Novo Horizonte do Sul, o Dia da Oportunidade. Promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento traz uma ampla programação para o público composta por palestras, mostra de inovação e sessão de negócios.
Novo Horizonte do Sul recebeu, desde o dia 30 de setembro de 2021, mais uma ação promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em conjunto com a Prefeitura Municipal. Em parceria com o Sistema Fiems, por meio do Senai, a nova iniciativa traz para o município quatro carretas equipadas com maquinários de ponta que irão oferecer para a população cursos gratuitos nas áreas de Transformação Digital, Automotiva e Construção Civil.
Por meio do Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS acompanha os municípios durante 15 meses e o trabalho é norteado por um plano de desenvolvimento econômico elaborado de acordo com o diferencial competitivo escolhido pela prefeitura. No caso de Novo Horizonte do Sul, as ações são voltadas para o eixo “Cidade de Negócios”. A estratégia, adotada pela Prefeitura Municipal, visa alavancar a cidade por meio do empreendedorismo e fomentar a geração de emprego e renda.