Voltar |
Realizada pelo Sebrae, a atuação do programa Cidade Empreendedora em Selvíria, no ciclo 2021/2022, envolveu toda a sociedade, além de integrar a gestão pública e lideranças locais. Os resultados deste trabalho são transformações na economia e no empreendedorismo local, tanto no campo quanto na cidade.
Em 2019, Noemi Moreno mudou-se de Pereira Barreto, interior de São Paulo, para o município sul-mato-grossense junto com a família e, após três anos, viu na cidade uma oportunidade de abrir a própria empresa: a loja Central Modas. E a empresária contou com o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, para se capacitar e ganhar destaque no mercado local.
Foi realizado em Selvíria, no dia 20 de maio, o Dia da Oportunidade. Promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento levou ampla programação ao público, que teve acesso a palestras, mostra de inovação e sessão de negócios. Além disso, os empreendedores locais tiveram a oportunidade de expor seus produtos na Feira de Negócios, realizada no local, e o público pôde assisitir à palestra de Marcelo Baratella, atração principal do evento.
Elaborado a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais do município, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Selvíria é composto por 29 ações voltadas para fortalecer a agricultura familiar, aumentar a autoestima da população, transformar desemprego em empreendedorismo, fazer com que os moradores comprem do comércio local, alavancar a área do turismo e promover a saúde para a terceira idade.
Selvíria recebe, a partir do dia 27 de setembro, mais uma ação promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em conjunto com a Prefeitura Municipal. Em parceria com o Sistema Fiems, por meio do Senai, a nova iniciativa traz para o município quatro carretas equipadas com maquinários de ponta que irão oferecer para a população cursos gratuitos nas áreas de Transformação Digital, Informática, Costura e Construção Civil.
A partir da contratação do Cidade Empreendedora, Selvíria vai receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 15 meses. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico, para o município, com ações voltadas para o eixo “Cidade Agro”. A estratégia é focada no potencial produtivo da cidade com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local.