Voltar |
Em 2023, a Prefeitura Municipal de Dourados renovou a parceria com o Sebrae para a continuidade do programa Cidade Empreendedora no nosso município. A cidade faz parte do ciclo Expansão e recebe um novo pacote de soluções em prol do desenvolvimento! Dê o play e saiba mais!
Realizada pelo Sebrae, a atuação do programa Cidade Empreendedora em Dourados, no ciclo 2021/2022, envolveu toda a sociedade, além de integrar a gestão pública e lideranças locais. Os resultados deste trabalho são transformações na economia e no empreendedorismo local, tanto no campo quanto na cidade.
Nascida com o sonho de duas mães, Daniely Sotolani e Fabiana Cariaga, por empreender e ter mais independência no seu cotidiano, a trajetória da boleria Casa de Vó, localizada em Dourados (MS), sempre contou com o apoio do Sebrae/MS, desde que abriu as portas em 2018 até os dias de hoje, quando inaugura sua segunda unidade no município. O empreendimento trabalha com a venda de bolos e salgados no local, além de encomendas para os consumidores.
Desenvolvido a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais do município, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Dourados contém 15 ações voltadas para as áreas de cultura, inovação e tecnologia, saúde, serviços e educação. Além disso, também há iniciativas voltadas para o varejo e para o fortalecimento da agricultura familiar.
Com ampla programação gratuita para a população em geral, o Dia da Oportunidade ocorreu entre os dia 14 e 15 de junho, no Centro de Convenções de Dourados. Foram realizadas cerca de 20 capacitações e 22 palestras nos dois dias de evento, abordando temáticas como: inovação, gestão financeira, liderança, empreendedorismo e crédito. A ação teve como foco os empreendedores locais e o público interessado em iniciar o próprio negócio no município.
Com início em agosto de 2021, Dourados passou a receber mais uma ação promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em conjunto com a Prefeitura Municipal. Em parceria com o Sistema Fiems, por meio do Senai, a nova iniciativa traz para o município quatro carretas equipadas com maquinários de ponta que irão oferecer para a população cursos gratuitos nas áreas de Transformação Digital, Redução de Desperdício, Panificação e Construção Civil.
Com a contratação do programa, o Sebrae/MS acompanha os municípios durante 15 meses e o trabalho é desenvolvido a partir do eixo competitivo escolhido por cada prefeitura. No caso de Dourados, a opção escolhida foi “Cidade de Negócios”, a estratégia é voltada para alavancar o município por meio do empreendedorismo, gerando emprego e renda.