Voltar |
Em 2023, a Prefeitura Municipal de Rio Brilhante renovou a parceria com o Sebrae para a continuidade do programa Cidade Empreendedora no nosso município. A cidade faz parte do ciclo Expansão e recebe um novo pacote de soluções em prol do desenvolvimento! Dê o play e saiba mais!
Realizada pelo Sebrae, a atuação do programa Cidade Empreendedora em Rio Brilhante, no ciclo 2021/2022, envolveu toda a sociedade, além de integrar a gestão pública e lideranças locais. Os resultados deste trabalho são transformações na economia e no empreendedorismo local, tanto no campo quanto na cidade.
Desenvolvido a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais do município, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Rio Brilhante contém 20 ações voltadas para aumentar a autoestima da população, transformar desemprego em empreendedorismo, fortalecer a agricultura familiar e combater a evasão de consumo. Na data, as ações foram apresentadas ao público pelo próprio prefeito.
Em Rio Brilhante, o Sebrae promoveu o Dia da Oportunidade, no Centro Poliesportivo Luiz Alberto de Lima Portel. Por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com o Governo Municipal, o evento gratuito teve duração de dois dias e levou ampla programação para o público, composta por palestras, mostra de inovação e sessão de negócios.
Rio Brilhante recebeu, desde o dia 3 de setembro de 2021, mais uma ação promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em conjunto com o Governo Municipal. Em parceria com o Sistema Fiems, por meio do Senai, a nova iniciativa traz para o município quatro carretas equipadas com maquinários de ponta que irão oferecer para a população cursos gratuitos nas áreas de Transformação Digital, Redução de Desperdício, Solda e Construção Civil.
Por meio do Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS acompanha os municípios durante 15 meses e o trabalho é norteado por um plano de desenvolvimento econômico elaborado de acordo com o diferencial competitivo escolhido pela prefeitura. No caso de Rio Brilhante, as ações são voltadas para o eixo “Cidade Agro”, uma estratégia que tem como foco o potencial produtivo da cidade com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local.